Publicado em Filosofia para Ensino Médio, Metafísica

Paradoxo do Ovo e a Galinha

Quem veio antes? O ovo ou a galinha??

Na verdade a pergunta é melhor assim:

Quem veio antes:

O ovo de galinha ou uma galinha (que bota ovos de galinha)?

Achei meio que sem querer hoje na internet um interessante texto de Guido Imaguire. O texto propõe uma solução lógico-metafísica e uma biológica para o paradoxo do ovo e a galinha. Vale a pena dar uma lida (são 8 páginas). Pode render uma aula de filosofia para o ensino médio com direito a diálogo com a Biologia sobre evolucionismo, genética e tudo mais.

O texto está em:

http://www.filosofos.com.br/pdf/ovoegalinha.pdf

Notas

Encontrei alguns erros de concordância neste texto, penso que talvez ele tenha sido escrito meio às pressas e, por isso, acabaram escapando. Entretanto penso que há um equívoco que não é meramente gramático e vale mencionar:

Na página 3, no parágrafo:

“Depois desta curta análise nós já alcançamos bastante: Nós sabemos agora que a solução depende da alternativa entre CG1 e CO2. Mas qual destas condições nós podemos abdicar? Se CG1 (uma galinha cresce sempre e necessariamente de um ovo de galinha) é uma condição necessária, então a galinha existiu antes. Se CO2 (um ovo de galinha é sempre e necessariamente posto por uma galinha) é uma condição necessária, então a galinha existiu antes.”

Sugiro trocar “a galinha” destacado por “o ovo“.

——————–

Peço aos leitores que não deixem de enumerar os erros que encontrarem através de comentários. Se alguém discordar da minha sugestão de correção, a crítica também será bem-vinda.

Autor:

I'm a doctoral student in Philosophy at Federal University of Santa Maria, Brazil. My research focuses on the practical role of decisions on certain practical aspects of our lives, including responsibility and punishment. I'm also interested in assessing the impact of empirical studies on discussions about free will. More at: https://fischborn.wordpress.com

17 comentários em “Paradoxo do Ovo e a Galinha

  1. Na pergunta não está falanda de um ovo de galinha, mas tão-somente de um ovo. Portanto, quem veio primeiro: O ovo ou a galinha? A resposta é: O ovo, sendo que este é da época paleozóica (dinossauros), enquanto que a galinha é da época cenozóica (após os dinossauros). Maldade???

    1. Na verdade a pergunta é reformulada logo no início para que surja o paradoxo:

      “Na verdade a pergunta é melhor assim: Quem veio antes:
      O ovo de galinha ou uma galinha (que bota ovos de galinha)?”

      Mas eu também já tinha visto a pergunta como você a apresenta e com esta resposta.
      Obrigado pelo comentário.

  2. SIMPLES. Para quem acredita e tem FÉ em DEUS/ JESUS. É MUITO FÁCIL essa questão.

    Pois, quem veio 1º foi a GALINHA. Porque DEUS, criou-a primenrio, depois ela foi repdoruzindo-se e aos milhões.

    Rsrsrsrs
    LOUVADO SEJA JESUS!

    Abração a todos

    JAIR

    1. Caro Jair,

      Foi interessante ter você aqui apresentando uma resposta que poucos, eu acredito, dariam nos dias de hoje.

      Gostaria de ressaltar o seguinte ponto de seu comentário:
      Você disse que PARA QUEM ACREDITA em Deus/Jesus (penso que se refere no fundo ao texto Bíblico) a galinha veio antes.

      Por outro lado, a teoria da evolução (provavelmente a teoria científica dominante nos dias de hoje nesse campo) parece sugerir justamente o contrário: o ovo veio antes (pelo menos na argumentação do texto cujo link está disponível no post).

      E eis que temos um impasse: a Bíblia sugere uma coisa e a teoria da evolução outra. Se, neste caso, estamos querendo uma resposta Verdadeira (por mais que neste caso não estejamos lidando com a questão mais importante do mundo), então há algo a mais que importa, que não apenas nosso acreditar nesta ou naquela posição. Ambas as posição NÃO podem ser ambas verdadeiras, pois fazem afirmações contraditórias.

      Afora a questão de qual opção é verdadeira (e particularmente em casos como este onde não temos acesso direto ao fato em questão), temos ainda a questão sobre qual posição tem uma melhor justificativa para ser a preferida. E, neste ponto, penso que cientistas e religiosos debateriam por horas (meses e anos, talvez) buscando mostrar que um tem melhor justificativa do que o outro.

      Não procuro decidir a questão aqui, apenas ressalto esses pontos que devem estar claros quando uma discussão dessa envergadura se apresenta.

      Um abraço.

  3. Bom dia amigo!

    Entendi seu ponto de vista. Mas a VERDADE da Bíblia é mais antiga do que qualquer sientista que vive ou viveu!. Por isso é inegável SUA VERDADE. Pois, que muitos fizeram de tudo pra destruí-la, porém DEUS não fica sem testemunho, e nos garantiu SUA PALAVRA VIVA E PARA SEMPRE, como ELE mesmo prometeu!. Na realidade, os comentários nãoe stão pra CR EVOLUCIONISTAS, mas valeu!. SE TIVER UM DESAFIO ENTRE ESSES DOIS QUE CITEI. Topo a parada de imediato. Só não aceito que o HOMEM veio do macaco, em PLENO SÉCULO 21.- O que seria UM ABSURDO ABERRANTE!-

    Aliás, não seria mais interssante, abordar um assunto dessa natureza: DEUS TEM O PODER DE FAZER COM QUE A GALINHA ORIGINE E BOTE O OVO PELA CLOACA!. VOCÊ ACHA ISSO OBRA DE QUEM? Da evolução ( rsrsr) ou DE DEUS! CRIADOR PODEROSO, SANTO E SÁBIO!!!- Sem dúvidas, já respondo de antemão. A ÚLTIMA AFIRMATIVA! –

    POR FIM:

    Prefiro ficar somente com UMA VERDADE. Pois, se É A VERDADE, É DE FATO: A VERDADE! – GÊNESIS 01: 01. – GÊNESIS 02: 08 – ETC . . . . . JOÃO 14: 06 – APOCALÍPSE 22: 12 Á 21.

    ABRAÇÃO, E ESPERO QUE LEIAM ESSES VERSOS!. AMÉM!

    Respeitosamente,

    JAIR

    1. Olá Jair,

      Só mais uns pontos a ressaltar (a fim de poder respeitar não só as tuas opiniões, mas também as minhas).

      (1) Você insiste em expressões como “a verdade da bíblia”, “sua verdade”, mas isso sugere uma espécie de relativismo (parece que tudo o que há para se dizer a respeito da verdade é que cada um escolhe a sua).

      Você pode ver um post aqui mesmo do blog apresentando a concepção provavelmente mais difundida da noção de verdade:
      https://fischborn.wordpress.com/2009/11/15/correspondencia-e-acesso-independente-a-realidade/

      (2) Não há nenhuma garantia de que por um conjunto de afirmações ser mais antigo do que outro, ele seja (“seja”, e não “aceito como”) verdadeiro. (Se não fosse assim provavelmente seríamos todos historiadores, pois certamente escreveu-se muita coisa também muito antes da Bíblia).

      (3) Não me cabe discutir a teoria da evolução. Mas, até onde sei, ela não afirma que o homem evoluiu do macaco. Mas, mesmo que fosse isso que a teoria dissesse, não haveria nenhum absurdo (pelo menos não no sentido lógico) nisso.

      (4) Se você acha que alguém inteligente e poderoso criou a galinha e tudo o mais na devida complexidade, aceita também que ele faz coisas como furacões, tempestades e enchentes? (Surge aqui o problema conhecido como “problema do mal”, tem um post aqui no blog também sobre isso).

      Ou, se criou tudo, criou do nada? Pessoalmente acho isso tão estranho de compreender como qualquer coisa do tipo Big Bang, mas…

      Um abraço.

  4. Bom dia amigo!

    Bem, com relação a algo ser escrito antes da Bíblia é impossível. Pois, Como é que o homem escreveria algo antes de ter sido criado por DEUS, e então, ter escrito. E certamente as primeiras palavras que o homem escreveu, foram as dadas e ditadas por DEUS! . . .

    E, quanto a DEUS e a sua criação. ELE criou tudo PERFEITO. Os homens com a influencia de Satanás, é quem estragaram e continuam a estragar tudo! – ECLESIASTES 07: 29 E APOCALÍPSE 12: 08.

    Abração,

    JAIR

      1. BOA NOITE, MARCELO!

        SIM! Satanás, quando foi criado por DEUS era perfeito!

        Porém, utilizando do seu livre arbítrio que DEUS, lhe deu, ele mesmo se corrompeu e iniciou todo pecado que hoje os homens e ele, e as suas hostes demoníacas fazem!.

        Porém, DEUS, promete julgar tudo e a todos, em tempo oportuno!

        II TIMÓTEO 04: 01

        ALELUIAAAAAAAAAAAA E GLÓRIA A DEUS

        Abração,

        JAIR

  5. ANTES DE DISER ALGO QUERO PEDIR LICENCA NESSA DICURSSAO DE IDÉIAS.
    BEM,ACHO QUE A VERDADE DE CADA UM DEVE SER RESPEITADA.
    A MINHA VERDADE É A CRIACAO.OU SEJA QUE TUDO FOI CRIADO POR DEUS, QUE A TERRA ERA SEM FORMA E VASIA E O ESPIRITO DE DEUS SE MOVIA SOBRE A FACE DAS AGUAS. (GENESIS 1).
    DEUS ELE CRIOU TUDO E TODAS AS COISAS,PODE ATE PARECER DIFICIL UM SER CRIAR TUDO APENAS SOMENTE ATRAVEZ DE PALAVRAS,MAS DEUS ELE FEZ ISSO.
    AS CATASTROFES QUE HOJE ESTAMOS VENDO É POR CAUSA DA INTERVENSSAO DO HOMEM NA NATUREZA,MAS A SECULOS ATRAS NO LIVRO DE APOCALIPSE 1 NOS DIZ QUE DEUS DEU UMA REVELACAO A UM HOMEM CHAMADO JOAO NA ILHA DE PATIMOS.
    ESSE HOMEM DEVERIA ESCREVER NUM LIVRO TUDO O QUE ELE VIU E OUVIU.
    ERAM COISAS QUE IRIAM ACONTECER,COMO TERREMOTOS,GUERRAS,PAIS MATANDO FILHOS VISSE VERSSA,ETC.
    ACREDITO QUE A CIENCIA E A BIBLIA ELAS TEM UMA CERTA LIGACAO EM ALGUMAS COISAS,COMO ELAS ACREDITAM QUE DE ALGUMA FORMA TUDO PASSOU A ESISTIR SENDO POR BACTERIAS OU CRIACAO DIVINA.

    1. Meire,

      Como falei anteriormente, há uma diferença essencial entre ACREDITARmos em algo (por exemplo, acreditar que há água em Marte), e essa crença ser VERDADEIRA (se a crença-exemplo anterior não é só uma crença, mas é também verdadeira, então não só pensamos, achamos ou temos por hipótese que há água em Marte, mas, além disso, há água em Marte).

      Sendo assim, eu preferiria dizer que as crenças de cada um devem ser, sim, respeitadas. Mesmo que duas pessoas tenham crenças ou valores completamente diferentes, não há nenhum problema, e não precisa sequer haver discussão.

      A discussão só surge se pretendo que as minhas crenças não sejam meras crenças, mas, sim, quero dizer que elas são também verdadeiras. Se temos essa pretensão, e alguém quer dizer o mesmo de uma crença que diz o oposto da nossa, então cada um fica na obrigação de justificar a sua crença perante o outro.

      Não entro no mérito da questão de afirmar que o que a Bíblia diz é verdadeiro ou não. Penso apenas que vocês se expressam mal ao dizer que “têm a verdade de vocês”. Aceito, sim, que qualquer um (inclusive vocês) têm crenças, e que essas podem divergir com a de outras pessoas. Mas reforço, também, que se pretendem dizer que são verdadeiras, então é necessário uma justificativa mais forte para isso. Como no exemplo da água em Marte, não pode ser VERDADE, ao mesmo tempo, que há água em Marte e que não há água em Marte; ou uma, ou outra. Mas ninguém pode impedir que duas pessoas ACREDITEM, sem problemas, uma que há água em Marte, e a outra que não há.

  6. Lamentável, para os dois lados. Uma discussão sem sentido como esta, não gera vantagem a ninguém, Meire e Jair, a filosofia não discute crenças, fé e opiniões pessoais. Filosofia é um conchecimento conceitual e portanto quando se fala de Deus em filosofia se trata absolutamente de um conceito. Nada impede que um filósofo tenha uma crença seja lá qual for, o que não podemos é misturar nossas inclinações pessoais em detrimento de conceitos filosóficos. Marcelo, também não cabe a alguém que caminha na filosofia tentar discutir relações no campo da fé. Isso cabe aos teólogos e cientistas sociais, a filosofia ultrapassa essas questões, e a tentativa de tentar converter alguém ao ateísmo, com o pressuposto de estar falando em filosofia é no minimo ridículo.

  7. Caro Thiago,

    Suas observações são bem-vindas. No entanto, não sei em que medida assino embaixo delas (pelo menos de todas elas). A concepção de que filosofia não fala de coisas, mas de conceitos e suas relações é uma e não a. Não sei em que medida é pretensão exagerada do filósofo querer falar da mente ou da liberdade ou de Deus (e não apenas dos respectivos ‘conceitos’), mas isso sem dúvida foi e continua sendo feito.

    Até onde sei, também, a fé é ainda um tópico de interesse filosófico (ver por exemplo http://plato.stanford.edu/entries/faith/ e a sua bibliografia). E, acrescido a isso, também não tento converter ninguém. Minhas observações “filosóficas” (apesar de alguma ironia, talvez, descabida), como se pode ver acima, são dirigidas à(o conceito de) verdade, ao princípio de não-contradição e à distinção crença-conhecimento.

    Um abraço.

  8. Achei que eu fosse unico com mente aberta como a do Marcelo (talvez menos aberta que das da maioria das pessoas). Eu nao nego a existencia de Deus mas nego frontalmente o comportamento que Lhe atribuem.

  9. Caro Fernando:

    Eu sou um amigo totalmente MENTE ABERTA. E por isso, CREIO em DEUS, porque SOU LIVRE para CRER nessa VERDADE… Como ESTÁ ESCRITO:

    Bíblia Sagrada 2º Corintios 3.17
    ” Ora, o Senhor Deus é O Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há Liberdade ”

    PS. A filosofia é ciência humana simplesmente, enquanto que o Conhecimento da Bíblia, como a Palavra de Deus é SUPRA e SUPERIOR A SABEDORIA HUMANA, PORQUE, ELA é SABEDORIA do ALTO e SOBERANA !!! e de Um ÚNICO DEUS que SABE SOBRE TUDO !!!

    Forte abraços.

  10. Caros participantes da discussão:
    Como até então não havia uma política de comentários no blog, aceitei os últimos comentários sem maiores critérios, deixando que cada comentador fosse responsável por seus comentários.
    De agora em diante, porém, farei intervenções (na forma de moderação/não-aprovação) nos comentários que eu julgar em desacordo com os propósitos do blog (ensino, filosofia e ciência).
    Quaisquer argumentos ou teses são bem-vindos, mas abordagens que se desviarem dos padrões mínimos de clareza, honestidade intelectual e pertinência ao tópico poderão ser rejeitados.
    Um abraço a todos,
    Marcelo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s