Donald Davidson: razões como causas de ações

Donald Davidson, em seu artigo Actions, Reasons and Causes defende que o que ele chama de razão primária é a causa de uma ação. Ou melhor, explicar uma ação com base na razão primária do agente é um tipo de explicação causal como outra qualquer.

Mas o que seria uma razão primária? Davidson diz que dar a razão primária pela qual um agente realiza uma ação é geralmente uma questão de nomear (a) uma pró-atitude em favor de um certo tipo de ação e (b) uma crença de que a ação praticada satisfaz esta pró-atitude. Como exemplos de pró-atitudes incluem-se desde desejos, vontades, passando noções de dever, até princípios estéticos e convenções sociais.

Um exemplo do próprio Davidson (adaptado):

Ação praticada: o agente liga a luz.

Comportamento observável: o agente pressionando o botão para ligar a luz.

Razão primária: (a) o agente quer ligar a luz e (b) acredita (sabe) que pressionando o botão conseguirá aquilo que quer.

A tese principal de Davidson (se não estou cometendo nenhum equívoco) é que uma razão primária é a causa da ação (no exemplo a razão primária é a causa do apertar o botão e do consequente ligar a luz). É claro que nem todo par de pró-atitude e crença será uma razão primária. Davidson elabora algumas condições para razões primárias. Mas nisto pretendo falar em uma outra postagem. Meu objetivo com esta postagem foi mais o de atrair interessados no assunto. Gostaria de trocar ideias sobre alguns textos de Davidson com quem tiver interesse. Aguardo comentários.

OBS: O artigo no qual estou apoiando-me é:

Davidson, “Actions, Reasons and Causes”, Journal of Philosophy, 1963.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s