O problema do livre-arbítrio

Um dos problemas filosóficos clássicos é o chamado problema do livre-arbítrio.  Eis uma apresentação do problema feita por Peter van Inwagen:

“O problema do livre-arbítrio, em suas linhas mais gerais, é este. O livre-arbítrio parece incompatível tanto com o determinismo como com o indeterminismo. O livre-arbítrio, portanto, parece impossível. Mas o livre-arbítrio também parece existir. O impossível, portanto, parece existir. Uma solução ao problema do livre-arbítrio seria uma maneira de resolver essa aparente contradição. Parece haver três formas que uma solução poderia adotar, três maneiras pelas quais poderíamos tentar resolver a aparente contradição. Poteríamos tentar mostrar, como fazem os compatibilistas, que, apesar das aparências, o livre-arbítrio é compatível com o determinismo. Ou poderíamos tentar mostrar, como fazem muitos incompatibilistas, que, apesar das aparências, o livre-arbítrio é compatível com o indeterminismo. Ou poderíamos tentar mostrar, como fazem muitos ‘deterministas duros’ [hard determinists], que a aparente realidade do livre-arbítrio é uma mera aparência” (Peter van Inwagen, “Free will remains a mystery”, in R. Kane, ed., The Oxford Handbook of Free Will. Oxford: Oxford University Press, 2002, p. 169).

O problema do livre-arbítrio, tal como descrito por van Inwagen, é um problema filosófico de tipo metafísico. Uma literatura em português sobre esse assunto está disponível na seção de Metafísica da revista Crítica.

Atualização: esta postagem recebeu pequenas modificações em 17 de julho de 2018.

Anúncios

3 comentários em “O problema do livre-arbítrio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s