Publicado em Filosofia da Ação

Doutorado sanduíche nos EUA e próximas postagens

Nos próximos dias, embarcarei para os Estados Unidos para passar 9 meses lá como estudante visitante. Meu destino é o Departamento de Filosofia da Florida State University (FSU), em Tallahassee. Com isso em mente, pensei que uma boa maneira de reativar o fluxo de postagens neste blog poderia ser compartilhando aqui relatos e reflexões sobre esse período. A ideia é trazer mensalmente informações e reflexões relevantes para quem também pretende estudar um período no exterior e refletir sobre a formação e a pesquisa em filosofia, aqui e lá.

O edital CAPES/Fulbright:

Minha bolsa é mantida por duas instituições, a CAPES e a Comissão Fulbright. Ela tem adicionais que não estão disponíveis em outras modalidades e que podem interessar a quem vai concorrer a uma bolsa (o processo de inscrição é um pouco mais complicado também). Até o momento, os pontos positivos mais salientes são o valor da bolsa (maior que bolsas do PDSE, por exemplo), a intermediação da Fulbright Brasil na obtenção do visto americano (que tornou o processo todo muito mais suave do que poderia ser), e uma orientação prévia para todo um grupo de bolsistas que estava prestes a embarcar. Essa orientação serviu para tirar dúvidas, destacar aspectos da cultura (acadêmica e não) americana e das diversas possibilidades que podem ser aproveitadas lá.

Escolhendo o destino:

Minha pesquisa, brevemente descrita, busca avaliar o impacto de resultados empíricos (especialmente em psicologia e neurociência) para discussões sobre a liberdade de escolhas e responsabilidade. Meu contato com a literatura sobre o assunto, e informações adquiridas em vários blogs sobre a rotina acadêmica em filosofia nos Estados Unidos (ex. Daily Nous, Philosophers’ Cocoon,  entre outros), acabaram por me levar a conhecer e escolher o departamento de filosofia da FSU como possível destino. O departamento sedia atualmente um projeto que terá duração de quatro anos sobre a Filosofia e a Ciência do Autocontrole, coordenado pelo professor Alfred Mele. Esse mesmo professor havia previamente coordenado um projeto sobre Grandes Questões sobre o Livre-Arbítrio, no qual filósofos e cientistas também estiveram engajados. Em suma, tratava-se de um lugar onde estavam fazendo o tipo de pesquisa que me interessava fazer, e sobre o mesmo assunto. Além disso, havia uma concentração de profesores do próprio departamento com pesquisa na grande área de filosofia da ação.

Primeiras atividades programadas:

Minhas primeiras atividades acadêmicas no exterior serão a participação em uma conferência online, a 2015 Minds Online Conference, em que tive um trabalho aprovado. Também assistirei uma disciplina sobre ação/agência ministrada por Alfred Mele, que também será meu orientador durante o período no exterior. Na próxima postagem, pretendo detalhar mais o desenrolar da Conferência Online (algo de que nunca participei antes) e outros elementos relevantes que surgirão no primeiro mês. Espero que esta e as demais postagens possam ser úteis, e fico à disposição para oferecer mais detalhes de interesse nos comentários.

Autor:

I'm a doctoral student in Philosophy at Federal University of Santa Maria, Brazil. My research focuses on the practical role of decisions on certain practical aspects of our lives, including responsibility and punishment. I'm also interested in assessing the impact of empirical studies on discussions about free will. More at: https://fischborn.wordpress.com

3 comentários em “Doutorado sanduíche nos EUA e próximas postagens

  1. Bom trabalho por lá Marcelo! Tenho certeza que aprenderás muito e voltarás para nos ensinar ainda mais do que já fazes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s