Aulas de filosofia da mente (2012)

Disponibilizo abaixo materiais referentes às aulas de Filosofia da Mente que ministrei em 2012 durante meu estágio de docência orientada. Essas atividades foram realizadas como parte de meu mestrado em filosofia na disciplina de Metafísica, ministrada pelo professor Rogério P. Severo, no curso de Licenciatura em Filosofia da UFSM. O tópico geral, filosofia da mente, foi dividido em quatro unidades, que foram trabalhadas em três aulas. O cronograma, os textos e os slides estão disponíveis abaixo.

1. Introdução

  • Texto 1: John Heil (2004), “Por que filosofia da mente?” Tradução da introdução de Philosophy of mind: a guide and anthology (Oxford: Oxford University Press).


2. Dualismo

  • Texto 2: René Descartes (1641), Razões que provam a existência de Deus e a distinção que há entre o espírito e o corpo humano. In: Descartes, R. Discurso do método; Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas. Os Pensadores, 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, pp. 169-175.
    Disponível no Scribd.com, embora com outra paginação.
  • Texto 3: Princesa Elisabeth; René Descartes (1643), Correspondências de 1643. In: www.earlymoderntexts.com .
    Em português aqui.
  • Texto 4: Howard Robinson (2011), “Variedades de dualismo”. Tradução da seção 2 de “Dualism” (The Stanford Encyclopedia of Philosophy).
    Em português aqui.


3. Fisicismo reducionista

  • Texto 5: Carl Hempel (1935), “The logical analysis of psycology”. In: Feigl e Sellars (1949), Readings in philosophical analysis (New York: Appleton-Century-Crofts).
    O trecho a ser lido para a aula está em português aqui.
  • Texto 6: U.T. Place (1956), “Is consciousness a brain process?”. In: Lycan (ed.) (1999), Mind and cognition. An anthology, 2nd ed. (Malden: Blackwell).
    Em português em filosofiadamente.org (cópia aqui).


4. Críticas ao reducionismo

  • Texto 7: Donald Davidson (1970), “Mental events”. In: Davidson (2001), Essays on actions and events (Oxford: Clarendon Press).
    Há uma versão em português aqui e outra aqui.
  • Texto 8: Jerry Fodor (1974), “Special sciences (or: The disunity of science as a working hypothesis)”. In: Synthese (28), pp. 97-115. [Não foi trabalhado]
  • Texto 9: Thomas Nagel (1974), “What is It Like to Be a Bat?” In: Philosophical Review (83), pp. 435-50.
    Em português na Crítica.


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